Sobre mim


A arte de Fory



O escultor começou a vida artística aos 15 anos em Cachoeira, sua cidade natal. Ainda criança a vocação para a arte se manifestava no futuro escultor com a confecção de pequenas obras de cerâmica figurativa e peças em madeira inspiradas em símbolos religiosos. Aos 18 anos Fory já estava inserido no meio artístico baiano participando de mostras coletivas em Salvador e em cidades do interior. Daí foi um passo para estar em contato com renomados artistas baianos e o seu trabalho ganhar mais visibilidade em outros estados brasileiros e no exterior.



Fory passou a maior parte de sua vida em Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo da Bahia que guarda fortes influências culturais africanas devido a presença de escravos nos engenhos de cana de açúcar que impulsionava a riqueza econômica do Brasil colonial nos séculos XVII e XVIII. O contato com essas raízes levou o artista produzir sua arte em madeira destacando valores da cultura africana. O universo da cultura popular de Cachoeira e as referências do continente africano marcaram o início da carreira do artista. Fory soube buscar o seu próprio caminho, introduzindo uma técnica original que o ajudou a aumentar o seu valor estético e a beleza plástica de suas esculturas.



Há mais de duas décadas, Fory trabalha exclusivamente com restos de escombros de antigos casarões. Ele reaproveita pedaços de madeira de antigas construções que fatalmente seriam descartados ou queimados, para criar suas obras admiradas por colecionadores de diversas partes do mundo. O seu estilo é inconfundível, suas peças trazem a assinatura da sua identidade artística. Pesquisadores, críticos de arte e fotógrafos já dedicaram espaços em inúmeras publicações para registrar a obra a e a trajetória do escultor.



Em 1986 Fory participou como convidado especial da comitiva de artistas brasileiros que levaram a arte do País para uma mostra internacional no Aaron Davis Hall, em Nova York, como parte da programação da III Conferência Mundial da Tradição dos Orixás e Cultura. Em 2000, o artista participou de mais uma mostra internacional “Pelourinho! Popular Art from the Historic Heart of Brazil”, organizada pela pesquisadora norte americana Marion Jackons. Exposição foi montada na Universidade de Michigan e percorreu diversas cidades dos Estados Unidos. A produção artística de Fory continua intensa, bem como a presença de suas obras em eventos culturais tanto no Brasil e como no exterior.